A China decidiu aumentar o apoio ao desenvolvimento de Cabo Verde com 21 milhões de dólares sob a forma de doações e empréstimos sem juros, anunciou quarta-feira o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, durante um encontro com o seu congénere cabo-verdiano, José Maria Neves.
De acordo com a imprensa cabo-verdiana os programas a serem contemplados neste pacote englobam áreas diversas e serão determinados na próxima reunião da Comissão Mista bilateral cuja data será anunciada brevemente.
Do novo pacote de ajuda, 8,5 milhões de dólares dizem respeito a doações e 12,5 milhões a empréstimos sem juros.
Cabo Verde irá apresentar diversas propostas para avaliação e aprovação do governo chinês, principalmente ao nível da infra-estruturação do país mas também nos sectores do turismo, transportes aéreos, economia marítima, tecnologias de informação, energias e ensino superior.
No decurso do encontro, José Maria Neves salientou algumas prioridades da cooperação para Cabo Verde, nomeadamente o porto de águas profundas, a base logística das pescas em São Vicente, bem como a transformação da Cabnave numa base de apoio à frota pesqueira internacional, incluindo da China, e a privatização da transportadora aérea TACV e da Electra, a empresa eléctrica do arquipélago.
A China tem sido, desde a independência, um dos principais parceiros do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde, sendo diversos os projectos concluídos com o financiamento da China, casos do Estádio Nacional, o departamento de pediatria do Hospital Central Agostinho Neto, o programa de habitação social no âmbito do “Casa Para Todos” e a remodelação da Casa da Presidência.
Fonte: macauhub