Winnie, a ex-esposa de Nelson Mandela, desafiou abertamente a direcção do ANC, no poder na África do Sul, ao apresentar-se quarta-feira, ao lado dos opositores excluídos do partido por indisciplina, por ocasião do 94º aniversário do ícone, reportou à imprensa local hoje (quinta-feira), citada pela AFP.
Winnie Madikizela-Mandela, deslocou-se quarta-feira, a Qunu (sudeste), a aldeia de infância de Nelson Mandela, onde reside actualmente, ladeada de Julius Malema, presidente da Liga da Juventude do ANC, excluído do partido por indisciplina e de dos de seus colaboradores que foram suspensos, relatou o jornal The Sowetan.
“Muito obrigado, por nos fazer ver que é possível libertar economicamente o nosso povo e melhorar o seu dia-dia”, disse Winnie, endereçando-se a Malema, que defende a nacionalização das minas e dos bancos sem indemnização e a expropriação de terras exploradas pelos fazendeiros brancos.
Principal opositor à direcção do presidente Jacob Zuma, Malema ganhou protagonismo pelo seu discurso populista, as suas provocações e os seus inúmeros ataques contra a comunidade branca (cerca de 10% da população sul-africana), que ainda vive confortavelmente e manteve as principais alavancas do poder económico após 18 anos de poder do ANC.
Foi expulso do ANC em finais de Abril, oficialmente por indisciplina, quando a justiça começou a se interessar com o seu luxuoso estilo, que contrasta fortemente com a pobreza daqueles que dizia defender.
Winnie Madikizela-Mandela, muitas vezes acusada de populismo, havia já criticado duramente o ANC há uma semana, considerando que o partido do qual ainda é deputada utiliza a família Mandela apenas quando a precisa.
“O nosso país está com sérias dificuldades, porque fazemos promessas e não cumprimos”, insurgiu a ex-esposa de Mandela quarta-feira, segundo o The Sowetan.
Winnie, devia inaugurar uma creche em companhia de Graça Machel, a actual esposa de Nelson Mandela, mas esta última, deixou o local antes da cerimónia, explicando que não poderia esperar por Winnie que estava com mais de uma hora de atraso. Winnie e os antigos dirigentes da Liga da juventude, chegaram ao local pouco tempo depois, segundo o jornal.
Fonte: RM