O presidente da Comissão Europeia destacou hoje em Maputo o “notável progresso” de Moçambique nos últimos anos e o “imenso potencial económico” do país, que a União Europeia “tem a intenção de continuar a apoiar”.
Durão Barroso, que iniciou hoje uma visita de dois dias a Moçambique, falava à saída do Palácio Presidencial, onde foi recebido pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, tendo ambos assistido à assinatura de três novos acordos de cooperação entre a União Europeia (UE) e Moçambique.
“É notável o progresso de Moçambique. Recordo-me quando visitei este país muitas vezes, estava ainda em guerra, não estava ainda com um regime democrático institucionalizado. Hoje em dia, apesar de haver ainda grandes desafios, é uma democracia, é um país que conhece a paz, que está a consolidar a sua reconciliação nacional, e é também um país que tem um imenso potencial económico”, observou José Manuel Durão Barroso.
FONTE: Lusa