A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda vai ter este ano apenas dez jogadores profissionais e mais cinco vindos dos escalões de juniores, Sub-18 e Sub-20, numa política traçada para os próximos anos, tendo em vista o aproveitamento e potenciamento dos escalões de formação do clube.
Em entrevista concedida ao Jornal de Angola, o vice-presidente para a bola ao cesto tricolor, Benjamim Romano, diz ser esta uma das novas medidas implementadas para a gestão do plantel. Romano disse que as dispensas de Hélder Gonçalves, Romenigue Samba, Vladimir Pontes, Henriques Bado e Simão Santos foram com base neste novo figurino.
“Não fazia sentido termos connosco jogadores que não jogavam. Eram utilizados sete a nove atletas e os outros quase não jogavam e decidimos fazer diferente. Vamos dar oportunidade aos mais novos intercalando os respectivos escalões com o de seniores, onde acreditamos que vão evoluir e aprender muito visando o futuro. Os dispensados, caso evoluam bem noutras equipas, podem, quem sabe, regressar ao Petro”, disse o vice-presidente, confiante num futuro promissor para o basquetebol petrolífero.
Dos jogadores vindos da formação, destaque para as presenças dos juniores Pedro Bastos, que transita da temporada passada, e Teotónio José Pires Dó, de mais de dois metros de altura. Para além da entrada destes jogadores, realce para a composição da nova equipa técnica orientada pelo camaronês Lazare Adingono, que vai ser coadjuvado por um só treinador.
Manuel Silva “Gi”, Victor de Carvalho, Gerson Bethel, Benjamim Ukuamba “Avô”, Mário Belarmino Tchipongue, Edmar Victoriano “Baduna” são os treinadores que concorrem para o cargo.
Adingono vai trabalhar numa primeira fase com todos para depois escolher qual deles é o seu braço direito nos trabalhos de campo e no banco de suplentes do Petro de Luanda. O responsável por uma das duas modalidades mais tituladas dos tricolores do Eixo Viário justificou a atitude de Lazare: “ele disse-nos que nas suas equipas a parte física é da sua responsabilidade e que muitos elementos no banco causam distracção. No seu currículo vem especificada a formação na vertente física”.
Neste momento, compõem o plantel do Petro os seguintes jogadores: Carlos Morais, Paulo Santana, Divaldo M´bunga, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Abdel Gomes, Braúlio Morais, Yuri Suingue, Eric Norman e Paulo Barros “Márcio”.