
Esta informação foi prestada hoje à Angop pelo director do ballet, Domingos Nguizani, tendo referido que o projecto, que começa com a realização de espectáculos de danças nos três centros culturais dos municípios em referência, tem como finalidade redinamizar esta arte do bem bailar no país.
“Hoje notamos, com alguma tristeza, a ausência de realização regular de shows de dança no país, em especial em Luanda, onde na passada (década 80/90) via-se muitos grupos a exibirem-se, sendo que alguns deles apresentavam um performance cultural de merecido reconhecimento”, asseverou.
Perante este facto, apontou que o ballet vai aproveitar, nesta sua primeira acção, os três espaços culturais recentemente erguidos pelo Estado em Luanda para reconquistar o público amante da dança, bem como promover cursos e debates relativos a importância desta manifestação cultural em Angola.
Domingos Nguizani informou ainda que os grupos de baile do país que queiram participar deste desejo de ver as danças angolanas tradicionais e de outros estilos em palco estão convidados a serem parte deste projecto.
Ballet Nacional de Angola foi constituído aos seis de Novembro de 1996 e pertence ao Ministério da Cultura.
O colectivo, que já se exibiu em Angola e em países estrangeiros como Portugal, Turquia, Brasil, Egipto e Japão, é integrado por 16 bailarinos e 10 instrumentistas que usam o batuque, a puita, a marimba, ngoinge e mbondo.
Fonte: ANGOP