O regime comunista em Pyongyang nomeou Hyon Yong Chol como vice-marechal do Exército da Coreia do Norte, informou nesta terça-feira a agência de notícias KCNA, um dia após o anúncio de que o comandante do Exército, Ri Yong Ho, foi afastado de suas funções.
“Hyon Yong Chol recebeu o título de vice-marechal do Exército Popular da Coréia”, revelou a agência oficial de notícias norte-coreana em um rápido comunicado.
A decisão foi tomada na segunda-feira, pela Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia e pela Comissão Nacional de Defesa.
A imprensa oficial anunciou na segunda-feira que o chefe do Exército, vice-marechal Ri Yong Ho, foi destituído de todas as suas funções por razão de saúde.
O comunicado desta terça-feira da KCNA não precisa se Hyon Yong Chol substitui Ri Yong Ho na chefia do Exército.
Ri foi um dos principais dirigentes que apoiaram o novo líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante a transição após a morte, em dezembro passado, de seu pai, Kim Jong Il, que governou a Coreia do Norte durante 17 anos.
Os analistas, que se mostraram céticos sobre a razão oficial da saída de Ri, estimam que a decisão revela um maior controle de Kim Jong Un sobre o poderoso Exército norte-coreano.
Ri era comandante de um dos maiores Exércitos do mundo, com 1,2 milhão de membros em 2009, e este ano foi visto com frequência ao lado de Kim Jong-A durante visitas a bases militares.
O vice-marechal era um dos raros membros da mais alta instância do partido único e vice-presidente da Comissão Militar Central, segundo a KCNA.
Fonte: AFP