O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kir Mayardit , enalteceu nesta segunda-feira, em Addis Abeba (Etiópia) o apoio angolano para resolver o diferendo com o Sudão e pacificar a região da fronteira comum.
O agradecimento foi expresso num encontro que Salva Kir manteve como o vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, à margem da XIX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que decorre na capital etíope.
De acordo com o ministro sul sudanês dos negócios estrangeiros e cooperação internacional, Hon Nhial Deng Nhial, o encontro serviu também para informar sobre o conflito e pedir a Angola para exercer a sua influência para resolver o diferendo territorial.
Acha que Angola, na qualidade de membro do conselho de paz e segurança da UA, pode jogar um grande papel para os acordos que vierem a ser alcançados.
Hon Nhial Deng Nhial considera um avanço ter havido acordo sobre a data do início das conversações entre os dois estados, sob mediação da UA.
Declarou estarem abertos a negociações e que espera que se façam cumprir as resoluções da Organização das Nações Unidas.
A República do Sudão do Sul tornou independente do Sudão a 9 de Julho de 2011, na sequência de um referendo organizado pela ONU. Entretanto continuam disputas de zonas territoriais ricas em petróleo, principalmente, da região de Abyei.
FONTE: Angop