O governo moçambicano quer aumentar as relações de cooperação com a Fundação Clinton no domínio da saúde, disse hoje o primeiro-ministro, Aires Ali, após um encontro em Maputo com o ex-presidente dos Estados Unidos.
Bill Clinton está a efectuar um périplo por países africanos para avaliar os progressos da Iniciativa de Acesso a Saúde, apoiada pela fundação.
Segundo Aires Ali, o encontro permitiu discutir novas possibilidades de cooperação entre as duas, e adiantou que Bill Clinton mostrou-se interessado em acompanhar o desenvolvimento de Moçambique, em particular nos domínios da agricultura e formação.
A Fundação Clinton, criada em 2002, trabalha com o governo moçambicano no domínio da saúde, para prestar assistência no acesso ao tratamento do VIH-Sida e tuberculose.
Numa visita que esta manhã efetuou a um centro de saúde nos arredores da capital moçambicana, o ex-presidente norte-americano exortou os moçambicanos no esforço de erradicação da transmissão vertical do VIH-Sida, de grávidas para os bebés.
O ministro da Saúde moçambicano, Alexandre Manguele, que acompanhou o antigo presidente dos EUA na visita, a Fundação Clinton desempenha um “importante papel” na expansão do tratamento por antiretrovirais em Moçambique, que já cobre cerca de 300 mil pessoas.
Manguele adiantou que a fundação tem sido “instrumental” na redução dos preços dos medicamentos de combate à doença praticados pelas companhias farmacêuticas.
FONTE: Lusa