Quinta-feira, Março 30, 2023
16.1 C
Lisboa
More

    Presidente da República convidado a visitar o Irão

    O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi convidado pelo homólogo iraniano, Mahumoud Ahmadinejad, a visitar, no próximo mês, o Irão, para participar na próxima cimeira do Movimento dos Não-Alinhados.
    O convite vem expresso numa mensagem entregue ontem pelo ministro iraniano da Comunicação e Tecnologia de Informação, Reza Taghipour, ao Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, durante uma audiência na Cidade Alta.
    Em declarações aos jornalistas, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente da República, Reza Taghipour anunciou, para breve, a abertura da representação diplomática do seu país em Angola e da angolana no Irão.
    As duas embaixadas vão permitir estreitar ainda mais as relações de amizade e cooperação entre os dois Estados, considerou.
    Reza Taghipour sublinhou que as autoridades dos dois países estiveram de acordo quanto à necessidade de abertura das referidas embaixadas e convidou os dirigentes angolanos a visitarem o Irão, para se inteirarem dos últimos desenvolvimentos alcançados nos mais variados domínios.
    “Podemos garantir que, se cooperarmos com Angola, vamos fazê-lo da melhor maneira possível”, garantiu o ministro iraniano, lembrando que a economia angolana é das mais fortes em África e a que mais tem crescido a nível do mundo. O ministro iraniano manifestou o interesse do seu país em estabelecer cooperação com Angola, sobretudo nos domínios da Energia e construção de infra-estruturas.
    Reza Taghipour acrescentou que os dois países já decidiram criar uma comissão conjunta para desenvolver as relações bilaterais, para que elas se tornem “mais coesas e seguras”. “Temos vindo a observar o desenvolvimento económico e social de Angola, sobretudo nos domínios da energia e infra-estruturas.

    Por isso, não queremos perder a oportunidade de cooperar com Angola, que é uma das economias que mais cresce a nível do continente africano e do mundo”, afirmou o ministro iraniano, que aventa a possibilidade de, num futuro breve, empresários iranianos investirem em Angola. Do mesmo modo, anunciou que o seu país também tem as portas abertas para que empresários angolanos possam investir no Irão, incluindo na área das tecnologias de informação.
    Reza Taghipour visita desde quarta-feira Angola, e já teve encontros com a ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, e a secretária de Estado da Cooperação, Exalgina Gambôa.

    FONTE: JA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema