As obras de reparação e modernização da aproveitamento hidroeléctrico da Matala, na província da Huíla, vão permitir o desenvolvimento sócio-económico da região sul de Angola, disse o embaixador de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, no decurso de uma visita ao estaleiro.
Adjudicadas ao grupo canadiano de engenharia civil SNC-Lavalin, ao abrigo de uma empreitada orçada em 225,8 milhões de dólares, as obras, quando concluídas, vão permitir que a barragem produza 38 megawatts de energia eléctrica que servirá para abastecer não só a província da Huíla mas também as do Namibe e Cunene.
As obras, que tiveram início em Agosto de 2010 e que terminam em Novembro de 2014, encontram-se actualmente na fase na construção de secadoras para travar o caudal da água e o preenchimento da separação das comportas, que serão substituídas por outras em betão armado.
Citado pela agência noticiosa angolana Angop, o embaixador Agostinho Tavares afirmou ser um projecto que vai gerar energia para o desenvolvimento de “grandes” indústrias transformadoras e vai ainda permitir o crescimento do sector agrícola, atendendo à dimensão do município da Matala. (macauhub)
Fonte: Macauhub