
pessoal qualificado e a prevenção de infecções transmitidas sexualmente, incluindo o Vih/Sida, são algumas das prioridades a serem implementadas na saúde pelo Ministério da Saúde para se atingir o desenvolvimento do milénio.
O programa foi apresentado pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, durante a apresentação da situação de mortes maternas em Angola, durante a cerimónia de empossamento dos membros da comissão nacional de prevenção e auditoria de mortes maternas e neonatais.
Segundo o governante, o Ministério da Saúde prevê ainda expandir os cuidados obstétricos e neonatais de urgência mais próximo da população, como sensibilizar a população para a prevenção das gravidezes indesejadas e espaçamento dos nascimentos.
Apontou também como prioridades o reforço dos conhecimentos sobre saúde reprodutiva dos indivíduos, famílias e comunidades.
Fez saber que para atingir tal objecto foi estendido o internato complementar de especialidade médica às províncias de Benguela,
Cabinda, Huambo, Huíla e Malanje.
Durante o ano de 2010, disse, especializaram-se 3.566 profissionais, entre médicos, enfermeiros, parteiras, técnicos de diagnósticos e terapêutica em áreas fundamentais para a redução da mortalidade materna e infantil.
Fonte: ANGOP