O Irão vai abrir em breve uma embaixada em Luanda, anunciou hoje na capital angolana o ministro da Comunicação e Tecnologia daquele país islâmico.
Citado pela agência Angop, o ministro Reza Taghipour, que iniciou na quarta-feira uma visita de trabalho a Angola, fez o anúncio no final da audiência que manteve com o vice-presidente da República, Fernando Piedade Dias dos Santos.
Na ocasião, o governante iraniano acrescentou que Luanda e Teerão decidiram criar uma comissão mista conjunta para desenvolver as relações bilaterais.
Reza Taghipour destacou, nomeadamente, o interesse do Irão em estabelecer com Angola uma cooperação assente na reconstrução de estradas e construção de infraestruturas.
“Se cooperarmos com Angola vamos desempenhar o nosso papel da melhor maneira possível”, frisou o dirigente iraniano, citado pela Angop.
“A economia de Angola está a desenvolver-se e é atualmente uma das mais fortes em África e queremos aproveitar essa oportunidade para trocar impressões com as autoridades angolanas e no futuro investirmos neste país”, acrescentou.
Na quarta-feira, no final de um encontro com a secretária de Estado da Cooperação, Exalgina Gambôa, Reza Taghipour disse ser portador de um convite do Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, para este assistir em Teerão à próxima cimeira do movimento dos não-alinhados.
FONTE: Lusa