O chefe do Departamento de Planeamento de Operações do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Francisco Vunge Bimba, afirmou hoje (quarta-feira) em Luanda, haver condições técnicas e humanas para socorrer as vítimas das cheias a nível do país.
Em declarações à Angop à margem do seminário de capacitação das comissões províncias de protecção civil, Francisco Bimba informou que a corporação conta com quadros especializados nas áreas de prevenção e operações, para além dos meios de primeira intervenção, como os de extinção de incêndios e salvamento.
O responsável informou existirem no país sistemas para alerta de imergências em algumas províncias controlados por satélite, que na sua opinião têm sido eficazes, sobretudo na emissão de dados inerentes a existência de presumíveis calamidades.
Francisco Bimba garante haver homens formandos no sentido de dar resposta as situações a que sejam solicitados, referendo-se a realização de cursos de formação e capacitação a nível de todas as províncias.
De acordo com Francisco Bimba, nesta fase de estação seca, o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros estão em fase preparação, seguindo a prevenção e a prontidão.
O seminário de capacitação das comissões províncias de protecção civil decorre até sexta-feira e serão debatidos vários temas ligados a catástrofes naturais como “A importância dos sistemas de informação”,”Gestão de desastres”A protecção civil em Angola”.
FONTE: Angop