Quinta-feira, Março 30, 2023
15.3 C
Lisboa
More

    Ministro dos Transportes defende projectos que permitem ligações transfronteiriças

    O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, defendeu quinta-feira, em Oshikango, República da Namíbia, a execução de projectos exequíveis e que tenham a perspectiva estratégica de instalação de uma rede de transportes, onde se pontifica a questão das ligações transfronteiriças.

    Augusto Tomás, de acordo com uma nota do Ministério dos Transportes, a que a Angop teve acesso hoje, discursava durante a inauguração da segunda fase da extensão do Caminho-de-Ferro Ondangwa/Oshikango, em cerimónia presidida pelo Chefe de Estado da República da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, e assistida pelo fundador da Nação namibiana, Sam Nujoma.

    “A nível da reabilitação e modernização das linhas-férreas existentes em Angola, podemos dizer que o Caminho-de-Ferro de Luanda já se encontra completamente operacional em toda a sua extensão de cerca de 425 quilómetros, atravessando as províncias de Luanda, Bengo, Kwanza Norte até Malanje”, informou o ministro.

    Quanto ao Caminho-de-Ferro de Benguela, disse, circula até ao Bié, passando pelas províncias de Benguela e Huambo, prevendo-se que em Agosto próximo chegue ao Moxico, e ao Luau no final do ano, numa extensão de cerca de 1348 quilómetros.

    No que ao Caminho-de-Ferro de Moçamedes (CFM) diz respeito, o programa estará concluído em Agosto próximo, atravessando as províncias do Namibe, Huíla e do Kuando Kubango, numa extensão de 974 quilómetros.

    Deste modo, revelou que o passo seguinte será a concepção e a implementação dos projectos visando a interligação com os países limítrofes, onde se enquadra a ligação do CFM à fronteira sul, eventualmente, num futuro próximo, quando forem reunidas as condições técnicas, financeiras, humanas, materiais e operacionais.

    A integração da rede ferroviária a nível externo, avançou, prevê, por conseguinte, a ligação das redes nacionais às redes dos países limítrofes, e através destas, as dos outros países da sub-região, e a rede transafricana que liga internamente os principais países do continente.

    O ministro defendeu igualmente que se articulem as ligações ferroviárias com as demais redes modais, nomeadamente, a rodovia, o transporte aéreo, o transporte marítimo, mediante adequados interfaces e terminais intermodais e multimodais.

    Para Augusto Tomás, o governo namibiano deu mais um passo decisivo rumo à integração regional, de tal forma que está a se incrementar a circulação de pessoas e mercadorias, permitir a fluidez dos circuitos com a produção, distribuição e consumo, elevar a dinâmica do mercado de bens e serviços, aumentando-se a oferta de bens, reduzindo-se os custos.

    FONTE: Angop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema