Benfica de Luanda e Nacional de Benguela abrem hoje, às 18h00, nos Coqueiros, a 16ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, cujo destaque é o 1º de Agosto-Interclube amanhã à tarde no Estádio Nacional 11 de Novembro.
O desafio de abertura da ronda opõe duas equipas aflitas na tabela classificativa, que precisam de pontos para a fuga à zona da despromoção.
Os benfiquistas ocupam o 13º lugar da classificação, com 14 pontos, ao passo que o Nacional está na 16ª e última posição, com sete. Na partida da primeira volta, a equipa das “águias” derrotou o conjunto “alvi-negro”, por 1-0, no estádio de São Filipe, na cidade de Benguela.
Abílio Amaral, técnico dos benfiquistas, quer vencer, com maior ou menor dificuldade, a equipa forasteira, curiosamente sob comando do brasileiro Luís Mariano, que foi seu chefe no conjunto da capital.
Com estes argumentos, os adeptos de futebol esperam por um bom espectáculo.
O Sagrada Esperança tem uma deslocação difícil ao Kwanza-Sul, onde amanhã joga, às 15h00, com o Recreativo do Libolo, no Estádio Municipal de Calulo, num desafio em que os pupilos de Mário Calado pretendem sair vitoriosos e os anfitriões sacudir a onda de empates.
No estádio dos Coqueiros, o Santos FC defronta amanhã, às 15h30, o Petro de Luanda no estádio dos Coqueiros, num desafio em que se prevê algum equilíbrio devido à prestação de ambas neste Girabola.
O FC Bravos do Maquis defronta também amanhã, mas às 15h00, a Académica do Soyo, no estádio Jonas Kufuna Mundunduleno, na cidade do Luena, num jogo em que os estudantes desejam surpreender os anfitriões. As duas equipas encontram-se sedentas de pontos para manterem o equilíbrio na tabela classificativa.
No estádio do Chiazi, o Sporting de Cabinda quer comprovar amanhã, às 15h30, a ascensão na competição no jogo diante do ASA, num desafio que está a despertar algum interesse nos adeptos das duas equipas.
No domingo, para a conclusão da jornada, o Recreativo da Caála recebe o Atlético do Namibe, às 15h00, no estádio dos Kuricutelas, na província do Huambo, num bom jogo em perspectiva devido às posições de ambas as equipas na tabela classificativa.
O Progresso do Sambizanga defronta, às 15h30, no estádio dos Coqueiros, o Kabuscorp do Palanca, num desafio em que nenhuma das equipas quer desperdiçar pontos nesta fase da compitação.