Quinta-feira, Março 23, 2023
17.3 C
Lisboa
More

    António Paulino canta sabedoria popular

    António Paulino apresenta amanhã, a partir das 8h00, na Praça da Independência, e domingo à mesma hora, no Belas Shopping, em Luanda, o seu terceiro trabalho discográfico, “Hima”, termo kimbundu que em português significa “macaco”.
    Em declarações ao Jornal de Angola, António Paulino disse ontem que o álbum é composto por dez temas cantados em kimbundu.
    O autor do sucesso “Ponta pé” explicou que o disco é totalmente acústico e foi produzido em Luanda, nos estúdios do músico Alcas Fernandes, Woofer Aúdio, e misturado em Lisboa. “São temas actuais e muitas pessoas vão rever-se nas estórias contadas, porque procuro valorizar as nossas tradições. Agradeço também aos meus colegas de trabalho, que muito têm feito para a valorização e preservação da cultura angolana”, destacou.
    Aos 59 anos, o músico realçou que teve algumas dificuldades em escolher os temas para o disco, tendo em conta as várias letras compostas. O CD inclui temas que privilegiam a sabedoria popular, os costumes e provérbios nacionais, com particular destaque para as tradições das províncias de Malange, Bengo e Luanda.
    “Taku Dya Mbumda”, “Dikalu Diami”, “Makamba Mami”, “Velha Cândida”, “Tenho pena daquela mulher” e “Hima”, que dá título ao disco, são alguns dos temas promocionais que têm passado na rádio. “A crítica recebeu bem este trabalho”, salienta o músico. O disco conta com a participação de músicos como Romão, Alton Ventura, Habana Maior, Miqueias, Alex e Tony Samba, Zé Mansini, Miguel Gonçalves, Correia Miguel, Pitho, Charles Mbuia, Zé Luís e Hugo.
    A canção “Hima” foi composta na década de 80, por Domingos Fortunato, durante uma digressão que realizou pela Europa com os Jovens do Prenda. “Na altura, não o interpretei porque o seu repertório já tinha muitos temas prontos para os seus discos. Agora é o momento oportuno para o fazer, uma vez que ponho um novo trabalho no mercado. É também uma forma de o homenagear”, explicou.
    O tema “é um conto popular do Caxito sobre o perigo de morte que as crianças da aldeia corriam, quando apareciam macacos com a cauda acesa à noite”. Paulino António Domingos nasceu em Malange, comuna do Quela, a 7 de Abril de 1954. Iniciou a sua carreira em 1971, quando foi convidado a participar numa das edições dos “Kutonocas”, onde gravou também o seu primeiro single, que incluía os temas “Joana” e “Balabina”. O seu grande sucesso, “Gi Henda dia Mamã” (“saudades da mamã”), um tema em que o compositor lamenta, de forma melancólica, a morte inesperada da sua mãe, surge em 1973, com o conjunto Jovens do Prenda. O músico também passou, na década de 70, pelos Kiezos”, com os quais actuou durante mais de dez anos.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois do Fed, bancos centrais europeus aumentam taxas de juros

    Os bancos centrais do Reino Unido, Suíça e Noruega elevaram as taxas de juros nesta quinta-feira (23), seguindo o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema