Sábado, Março 25, 2023
18.1 C
Lisboa
More

    Portugal: Passos Coelho evita cruzar-se com manifestantes em Braga

    Dezenas de pessoas concentraram-se nesta quarta-feira em frente à Bosch, em Braga, para vaiar o primeiro-ministro, mas a comitiva governamental acabou por não se cruzar com os manifestantes, conseguindo escapar, ao entrar por outra porta. Na reitoria da Universidade do Minho, Pedro Passos Coelho também foi recebido com protestos.

    “Nem tem coragem para nos ouvir”, gritava, visivelmente irritada, uma mulher de camisola branca, junto à porta lateral da reitoria da Universidade do Minho, em Braga. Junto dela, quase uma dezena de desempregadas da indústria têxtil envergavam a mesma indumentária: t-shirt estampada com a imagem de um coelho sob uma mira. E uma mensagem: “Está aberta à caça ao coelho”. Aguardavam o primeiro-ministro, mas Pedro Passos Coelho evitou, mais do que uma vez, os protestos.

    Como estas mulheres, algumas dezenas de desempregados esperaram o primeiro-ministro para fazer ouvir a sua contestação às medidas de austeridade. Entre dirigentes sindicais e trabalhadores de empresas em dificuldades na região, o protesto juntou cerca de uma centena de pessoas. No centro da cidade, junto à reitoria da Universidade, esperaram o chefe de governo na entrada principal, no Largo do Paço. Mas Pedro Passos Coelho optou por usar uma porta secundária, fazendo entrar toda a comitiva – onde também estava o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo – pelo acesso ao parque automóvel da instituição.

    Passos evitou assim ouvir os protestos, mas acabou por ser apanhado por um grupo de autarcas do concelho de Barcelos, que lhe entregaram uma carta em representação do movimento “Freguesias 89”, que contesta a reforma administrativa no concelho com maior número de freguesias no país.

    Os únicos que aguardavam o primeiro-ministro no final da sessão na universidade eram uma dezena de barcelenses, porque este voltou a trocar as voltas aos manifestantes. Quem participava no protesto, já em muito menor número, tinha-se mudado para a entrada lateral do edifício, mas o primeiro-ministro utilizou, desta vez, a praça principal frente à reitoria para fazer a saída. “Fomos fintados”, protestava, entre alguns sorrisos, um dirigente sindical.

    Ao início da manhã, Passos Coelho já tinha sido recebido por cerca de 50 pessoas junto à empresa Bosch. O primeiro-ministro visitou as instalações da firma, que esta quarta-feira assinou um protocolo de colaboração com a Universidade do Minho para a criação de um Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade do Minho, em Braga. Junto da entrada principal, os manifestantes aguardavam-no com bandeiras vermelhas e negras, apitos e buzinas. Nessa ocasião, o primeiro-ministro evitou também a entrada principal, fazendo a sua entrada por uma acesso secundário.

    Na semana passada, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já tinha sido insultado e cercado por populares na Covilhã. O governante saía de uma visita ao Parque da Ciência e Tecnologia da Covilhã quando foi abordado por algumas dezenas de pessoas que protestavam contra as medidas do Governo e contra o desemprego. Alguns munidos com bandeiras negras começaram por cercar o ministro, que ainda parou para conversar mas, quando começou a ser insultado, rapidamente entrou para o carro, ajudado pelo presidente da Câmara de Covilhã, Carlos Pinto.

    Dias antes, também o Presidente da República teve problemas com a população de Guimarães , onde foi apupado, numa contestação à promulgação o Código do Trabalho. O momento de maior tensão aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao espaço do antigo mercado municipal da cidade. Quando saiu o carro, o Presidente da República ouviu os manifestantes chamarem-lhe “gatuno” e fazendo soar apitos e buzinas que criaram um ambiente ensurdecer.

    FONTE: Público

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA atacam instalações apoiadas pelo Irã na Síria após drone matar norte-americano

    Militares dos Estados Unidos realizaram vários ataques aéreos na Síria na noite de quinta-feira contra grupos alinhados ao Irã,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema