Gustavo Ferrin, uruguaio, 53 anos, é aguardado no domingo, em Luanda, para ser apresentado, entre os dias 17 ou 18, como seleccionador nacional, disse, ao Jornal de Angola, uma fonte da Federação Angolana de Futebol.
A mesma fonte afirmou que o presidente do órgão reitor da modalidade, Pedro Neto, regressa amanhã ao país proveniente de Lisboa.
Gustavo Ferrin, que substitui o angolano Romeu Filemon, estreia-se no comando técnico da Selecção Nacional de Futebol de Honras no dia 15 de Agosto, num desafio referente à segunda Data FIFA da presente temporada futebolística.
Para Setembro e Outubro estão agendados os jogos da primeira e segunda-mão da eliminatória de apuramento para a fase final da 29ª edição da Taça de África das Nações (CAN) de 2013, na África do Sul.
O treinador uruguaio trabalhou nas selecções de sub-16, Sub-17 e sub-20 do seu país e em 2010 conseguiu a qualificação da equipa Defensor Sporting Club, de Montevideu, para a Taça Sul-Americana.
Gustavo Ferrin possui um currículo invejável. Foi 20 vezes campeão nacional do Uruguai pela equipa Defensor Sporting Club e esteve 70 jogos sem perder também na liga do seu país.
Além de docente da Associação de Treinadores do Uruguai, tem quatro cursos da FIFA, três anos de fisiologia desportiva e de estudos de programação neuro-linguística.
Gustavo Ferrin é o 17º seleccionador dos Palancas depois dos angolanos Romeu Filemon, Lito Vidigal, Zeca Amaral, do malogrado Mabi de Almeida, Oliveira Gonçalves, Mário Calado, Carlos Queirós, Domingos Inguila e Amílcar Silva.
Antes trabalharam na selecção os estrangeiros Ruben Garcia, da Argentina, Jesualdo Ferreira, Manuel Sousa “Necas” e Manuel José (português), Carlos Alhinho (luso-caboverdiano), Djalma Cavalcante e Ismael Kurtz (brasileiros), Dusan Kondic e Vesco Veselin (sérvios) e Hervé Renard (francês).
Fonte: JA