Os estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) necessitam de 795 milhões de euros para constituir um fundo que garanta a execução de projetos de infraestruturas, anunciou hoje em Luanda o secretário executivo adjunto da organização.
João Samuel Caholo, que tem o pelouro da integração Regional, falava à imprensa à margem da reunião de peritos de finanças e investimento, que está a preparar o Conselho de Ministros das Finanças da SADC, a realizar na quarta-feira em Luanda.
A proposta, que será submetida aos ministros, prevê que aquela verba seja obtida a partir de capitais públicos dos estados membros, de privados e doadores internacionais.
De entre os projetos de infraestruturas considerados, Samuel Caholo destacou a importância da interligação dos caminhos-de-ferro e da rede rodoviária regional, para facilitar as transações comerciais e a comunicação entre as populações.
As áreas consideradas pela SADC são a energia, águas, transporte, tecnologias de informação e comunicação e a meteorologia.
FONTE: Lusa