Com objectivo de aprofundar a relação entre os dois países, fruto do acordo assinado por ambos em Julho de 2011, o ministro da Economia de Angola, Abrahão Gourgel, e a secretária de estado da economia, infra-estruturas, transportes e tecnologia da Alemanha, Katja Hessel, rubricaram hoje, em Luanda, um acordo para o efeito.
Segundo uma nota, que Angop teve acesso, o acordo consiste na intensificação da cooperação económica em observância das leis e regulamentos em vigor nos territórios das partes, com o objectivo de abrir “portas” para pequenas e médias empresas, nas áreas de infra-estruturas, construção de máquinas e tecnologia ligada à energia e ambiente.
Eventos informativos no domínio da economia, actividades em feiras, exposições, conferências, seminários, envio e acolhimento de delegações económicas, questões de desenvolvimento tecnológico, nomeadamente no aproveitamento da energia solar, também fazem parte da parceria.
As duas entidades renovaram a parceria no intercâmbio de informações relativas a projectos de infra-estruturas interessantes para a outra parte, particularmente no domínio dos transportes, da comunicação, do sector energético e da protecção do ambiente, melhoria da formação profissional, bem como da formação contínua e complementar, de técnicos e quadros.
A Cooperação no desenvolvimento e na implementação de conceitos e meios de transporte ecológicos, particularmente em áreas metropolitanas, fizeram ainda parte do acordo.
As partes manterão contacto regular, de forma a materializarem, através de medidas concretas, os objectivos estabelecidos no âmbito desta Declaração Comum de Intenções.
À luz do protocolo, poderão ainda avaliar possibilidades de cooperação em outras áreas de interesse comum.
FONTE: Angop