A aprovação do conceito sobre a elaboração da visão 2050 da SADC, do roteiro e calendário para elaboração da mesma visão a longon prazo devem fazer parte das conclusões da cimeira extraordinária da SADC, aberta em Luanda, Sexta – feira, 01/06.
Estas posições foram defendidas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos quando discursava na abertura da referida cimeira, no Centro de Convenções de Talatona, reafirmando que, é importante e urgente que se imprima maior dinamismo a organização regional por formas a se atingir os objectivos em tempo útil.
“Propomos que a nossa organização proceda ao mais alto nível a uma reflexão alargada sobre a nossa visão e os nossos objectivos estratégicos num horizonte de longo prazo. A intenção é equacionar a dinâmica e os desenvolvimentos em curso não só na nossa região e no nosso continente, mas também a nível global, de modo a mitigar as potenciais ameaças que deles derivam e a garantir que os objectivos estratégicos da SADC, não sejam postos em perigo”, disse na sua comunicação transmitida pela RNA.
José Eduardo Dos Santos disse que a convocação da cimeira extraordinária justifica-se pelo facto de se não haver uma profunda compreensão dos processos que ocorrem em todo mundo, e sem a urgente definição de uma posição comum a esse respeito corre-se o risco de vir a sofrer os seus efeitos indesejáveis, tanto nos países como na região no seu todo.
De notar que, o Presidente da República de Angola, José Eduardo Dos Santos assumiu a presidência rotativa da SADC, em Agosto de 2011, numa cimeira que teve lugar em Luanda, que abordou a consolidação das bases da integração regional, o desenvolvimento das infra – estruturas para facilitar as trocas e liberalização económica.
FONTE: RNA