A campanha para as eleições autárquicas de domingo em Cabo Verde termina hoje, com os 57 candidatos aos 22 municípios, depois de 16 dias de ações que, relativamente ao caráter local da votação, privilegiou o “porta-a-porta”.
Para o escrutínio estão inscritos 282.523 eleitores, que poderão votar nas 927 mesas espalhadas pelas nove ilhas habitadas e que estarão abertas entre as 08:00 e as 18:00 locais (entre as 10:00 e as 20:00 em Lisboa).
Hoje, e relativamente ao facto de a maioria dos candidatos ter decidido efetuar os maiores comícios locais na noite de quinta-feira, a quase totalidade das ações de campanha resume-se a um último “porta-a-porta” juntos dos eleitores.
O arquipélago cabo-verdiano está administrativamente dividido em 22 municípios, em que o Movimento para a Democracia (MpD, oposição parlamentar) detém a maioria, 12, e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder desde 2001), os restantes 10.
PAICV e MpD apresentam-se em todos os concelhos, enquanto a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em cinco e o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) em três.
As restantes candidaturas são de independentes, na maioria de ex-dirigentes do PAICV e do MpD, descontentes com as escolhas dos antigos partidos.
Nas últimas autárquicas, realizadas a 18 de maio de 2008, o MpD venceu as câmaras da Cidade da Praia, Santa Catarina de Santiago, Tarrafal de Santiago, São Domingos, São Miguel, Ribeira Grande de Santiago, Maio, Boavista, Ribeira Grande de Santo Antão, Porto Novo, Sal e São Vicente.
O PAICV venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe, Brava, Paul, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau.
FONTE: Lusa