Quarta-feira, Março 29, 2023
14.2 C
Lisboa
More

    Moçambique: Liga dos Combatentes admite dificuldade de identificação de ex-militares para pagamento de pensão

    A Liga dos Combatentes portuguesa defende o pagamento de pensão de sangue e invalidez aos ex-militares moçambicanos que lutaram por Portugal na antiga colónia, mas reconhece a dificuldade na identificação dos potenciais beneficiários.

    Em entrevista à Lusa, o vice-presidente da Liga dos Combatentes de Portugal, general Fernando Aguda, afirmou que a sua associação sempre considerou necessário que Portugal indemnize o grupo de militares africanos que lutou em defesa do regime colonial contra os antigos movimentos de libertação em cada país.

    Contudo, o general Fernando Aguda assinalou que as autoridades portuguesas, hoje, têm alguma dificuldade em ressarcir os veteranos de guerra por falta de documentos que comprovem a sua participação na luta.

    Segundo o responsável, só em Moçambique, cerca de “450 mil homens combateram por Portugal” durante a guerra colonial travada entre o regime português e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), de 1964 a 1974, mas o Governo português tem o registo de “apenas 88 mil”.

    “Torna-se um bocado ingrato pagar uns e não pagar outros”, considerou o general Fernando Aguda, referindo que, do total dos requerimentos enviados pelos ex-militares moçambicanos a Portugal, somente “15 mil” chegaram às mãos do Governo português, depois da independência de Moçambique.

    Os restantes processos individuais foram coletados durante o período de guerra pelas antigas unidades de comando militar português, no entanto “muitos processos ficaram em Moçambique”, afirmou.

    A Liga dos Combatentes de Portugal estima que, nas zonas centro e norte de Moçambique, 1.414 militares da tropa portuguesa morreram durante os 10 anos de luta colonial, incluindo alguns da antiga Metrópole e Ultramar, ex-província de Moçambique.

    FONTE: Lusa

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque ao Centro Ismaili em Lisboa deixa dois mortos e vários feridos

    Um ataque com faca num centro cultural muçulmano em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira, 28, deixou duas pessoas mortas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema