Mais de 250 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade, da província da Lunda-Norte vão ser vacinadas contra o vírus da pólio, durante a terceira fase da campanha contra a poliomielite, prevista para os dias 29 e 30 deste mês.
Uma nota de imprensa da Direcção Provincial da Saúde a que o Jornal de Angola teve acesso, refere que, durante a campanha, os vacinadores vão passar casa a casa, além de haver postos fixos nos locais de maior concentração populacional, como mercados, igrejas, unidades sanitárias, paragens e postos fronteiriços, para que nenhuma criança fique sem ser vacinada.
A campanha, de acordo com o documento, faz parte de um conjunto de acções que visam reforçar a vacinação e criar uma barreira contra a transmissão do vírus da pólio, nas províncias que fazem fronteira com a República Democrática do Congo”. Para o sucesso da campanha, lê-se na nota, as autoridades sanitárias contam com a participação de 1.917 elementos, entre vacinadores, registadores, supervisores, equipa técnica provincial e municipal, efectivos da polícia de guarda fronteira e cruz vermelha.
As autoridades sanitárias estão preocupadas com as dificuldades de acesso a vários pontos da província devido ao mau estado das estradas, bem como a fragilidade do saneamento básico que pode comprometer a eficácia da vacina.
Fonte: JA