Depois de confirmada a presença do trio Boys II Men no Festival Internacional de Jazz de Luanda, a organização do festival divulgou a lista completa dos artistas convidados onde constam os nomes do saxofonista norte-americano Maceo Parker, Sara Tavares, Cabo Verde, Ricardo Lenvo, Angola, e Ivan Lins, Brasil.
Constam da lista Marcus Miller e Cassandra Wilson (EUA), os angolanos Totó e os DJ Darcy e Djeff, Stewart Sukuma (Moçambique) e Carmen Sousa (portuguesa de origem cabo-verdiana).
No primeiro alinhamento foram divulgados os nomes do Conjunto Angola 70, Coreón Dú e Aline Frazão (Angola), Manu Dibango e Etienne Mbappé (Camarões), Hubert Laws (EUA), Abdullah Ibrahim (África do Sul), Asa (Nigéria) e Concha Buika (Espanha). António Cristóvão, produtor do festival, informou que a actividade tem crescido de forma considerável, uma vez que já criou 189 empregos e prevê a presença de três mil pessoas por dia.
Quanto ao preço dos bilhetes, António Cristóvão afirmou que vão custar 11 mil kwanzas por cada dia de concerto, tendo explicado que a inexistência de espaços próprios para albergar um número considerável de pessoas está na base dos valores praticados.
“É necessário fazer outros investimentos, para que seja possível receber dez mil pessoas por dia, uma vez que tem sido difícil encontrar patrocinadores com capacidade para cobrir as despesas contratuais dos artistas”, disse António Cristóvão.
Seminários de música
À semelhança das edições anteriores, os seminários de música fazem parte da programação do Festival Internacional de Jazz de Luanda, com objectivo de desenvolver a música local.
António Cristóvão disse que é um contributo para a formação e treino contínuo dos músicos angolanos, levando-os a interagir com os artistas estrangeiros, através da transmissão de experiências e sonoridades musicais variadas. “O Festival não é só música. Assumimos a responsabilidade com estudantes de música e com artistas veteranos para a troca de experiências”, frisou António Cristóvão.
Um curso de jornalismo cultural dirigido aos jornalistas com o objectivo aumentar o leque de conhecimentos, as competências existentes e as técnicas de escrita de matérias culturais e musical em particular, é realizado durante o período do festival.A formação visa treinar jornalistas.
O Festival Internacional de Jazz de Luanda tem o patrocínio Banco de Poupança e Crédito (BPC), UNITEL, Banco Privado Atlântico, Endiama e Ministério da Cultura.