Sábado, Março 25, 2023
15.9 C
Lisboa
More

    Timor-Leste: Fernanda Borges, a primeira mulher líder de um partido com assento parlamentar

    Fernanda Borges, 43 anos, é a primeira mulher em Timor-Leste a liderar um partido político com assento no parlamento, onde também preside à comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais.

    Nascida em 1969 em Díli, vivia na Austrália e trabalhava num banco, quando, em 1999, depois da realização do referendo em que os timorenses votaram pela independência, recebeu um telefonema para regressar ao país.

    Licenciada em Economia e mestre na área da administração e gestão pública, as suas competências foram aproveitadas pela administração transitória das Nações Unidas de Timor-Leste, acabando por integrar o Governo de transição como ministra das Finanças.

    Em 2005 funda o Partido de Unidade Nacional (PUN), tornando-se na primeira mulher timorense a liderar um partido político em Timor-Leste.

    Nas eleições legislativas de 2007, o PUN consegue eleger três deputados para o parlamento, tendo nos últimos cinco anos estado na oposição política.

    Em entrevista à Lusa, defendeu a “competência dos líderes” como fundamental para o desenvolvimento do país e o fim do “paternalismo” que ainda subsiste em relação às mulheres timorenses.

    Para Fernanda Borges, as mulheres timorenses são essenciais a Timor-Leste, considerando-as como as “mensageiras da resistência”.

    “Elas tornaram-se nas mensageiras da resistência. Foram que levou a comida para as montanhas, as que correram riscos para sustentar o movimento da resistência e como consequência foram violadas, torturadas e tornadas escravas sexuais de militares indonésios”, afirmou em 2010, na Cimeira Vozes Vitais na Ásia: Liderança e Treino.

    Fernanda Borges defendeu ainda que as legislativas de 07 de julho são uma oportunidade para mudar um Governo “cheio de corrupção”.

    Além de ser deputada, Fernanda Borges representa também Timor-Leste na Organização Global dos Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC, sigla em inglês) e é conselheira da Presidência da República para Assuntos de Defesa e Segurança.

    FONTE: Lusa

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder do grupo Wagner desafia narrativa do Kremlin sobre “nazismo” na Ucrânia

    O líder do grupo paramilitar Wagner contrariou abertamente os principais aspetos da narrativa do Kremlin sobre a guerra na...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema