O director de Infra-estruturas e Serviços da SADC, Remmy Makumbe, elogiou hoje, em Luanda, os esforços empreendidos pelo Governo angolano na construção e reabilitação das infra-estruturas no país.
O responsável fez tal elogio no acto de abertura da reunião para apreciação e recomendação do plano director regional de infra-estrutura da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), dos ministros responsáveis pelas infra-estruturas, a decorrer até quinta-feira.
Segundo Remmy Makumbe, o país está a crescer e são visíveis, sobretudo na recuperação das principais vias rodoviárias e projectos sociais que surgem, sendo de louvar essas acções.
“Hoje estamos de volta neste grande país e devemos demonstrar a nossa satisfação pelos esforços que visam o desenvolvimento das suas infra-estruturas”, salientou.
Remmy Makumbe disse, por outro lado, estar expectantes que saiam no encontro contribuições para o plano director da SADC, que visa o desenvolvimento das infra-estruturas da região.
Durante dois dias, a reunião decorrerá à porta fechada, para análise, por parte de altos funcionários da SADC, dos projectos de curto, médio e longo prazo do plano director de desenvolvimento de infra-estruturas regionais, a ser apresentado no último dia, pelos ministros das infra-estruturas.
O plano director foi concluído e validado por Estados membros a nível técnico, num workshop regional realizado em Maio do corrente ano, na África do Sul.
De acordo com um documento distribuído no evento, o plano director é um quadro estratégico que orientará a implementação de redes de infra-estruturas transfronteiriças eficientes, impecáveis e rentáveis em seis sectores, nomeadamente energia, transporte, turismo, comunicações e serviços postais, meteorologia e águas.
Presidiu o acto de abertura do encontro, que decorre sob o lema “Consolidar as bases de integração regional: Desenvolvimento das infra-estruturas para facilitação das trocas comerciais e liberalização economica”, o director do Instituto Maritimo e Portuário de Angola, Victor de Carvalho.
Integram o sector de infra-estruturas da SADC os Ministérios dos Transportes, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Urbanismo e Construção e da Hotelaria e Turismo.
FONTE: Angop