O governo provincial procedeu sexta-feira à entrega de viaturas a 36 regedores de Cabinda, em resposta ao pedido das autoridades tradicionais, feito em 2008 ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aquando da visita à referida região.
O acto de entrega, presidido pelo governador Mawete João Baptista, foi assistido, no palácio governamental, por membros do governo da província, magistrados do Ministério Público e outros convidados, foi marcado por cânticos e danças tradicionais da região.
O governador re feriu que as viaturas são para uso das regedorias, em benefício das populações, chamando a atenção de que as mesmas não podem ser utilizadas para fins comerciais. “Estes meios poderão facilitar o trabalho das regedorias. Por isso, devem ajudar as pessoas doentes e carenciadas, que necessitam de se deslocar em áreas muito distantes”, disse Mawete Baptista.
O chefe do governo provincial manifestou o desejo de saber, nos próximos tempos, através da população, como as viaturas estão a ser usadas e se prestam auxílio aos habitantes das regedorias.
O regedor Filemo Mboma, do município de Buco-Zau, falando em nome das autoridades tradicionais da província, agradeceu o gesto do governo, realçando que as viaturas vão servir também para mobilizar as populações para as eleições gerais.
“Vamos dedicar uma maior atenção às populações. Vamos cuidar dos meios porque custaram muito dinheiro ao Estado”, assegurou o regedor Filemo Mboma.