O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juros em 10 porcento ao ano, bem como as taxas de juros das facilidades permanentes de cedência e absorção de liquidez em 11, 75 porcento ao ano respectivamente.
De acordo com um documento do BNA, que Angop teve acesso hoje (terça-feira), a decisão foi tomada durante a nona sessão ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola realizada segunda-feira, em Luanda, para avaliar a evolução dos principais indicadores macro-económicos, o desenvolvimento dos mercados monetário e cambial, bem como a perspectiva do crescimento de economia.
Segundo o documento, o Comité de Política Monetária reitera a recomendação de utilização da taxa Luibor como referência base nas operações de crédito.
O comité de Política Monetária mantém a recomendação a utilização da moeda nacional, o Kwanza, nas transacções efectuadas no mercado interno.
Acrescenta o comunicado que no mês de Maio de 2012, a taxa de inflação situou-se em 0, 65 porcento, tendo a inflação dos últimos doze meses sido de 10, 51 porcento inferior à registada no período de 2011, que foi de 14, 54 porcento.
FONTE: Angop