Domingo, Março 26, 2023
14.4 C
Lisboa
More

    Portugal: Governo vai procurar atrair na Colômbia interessados na privatização da TAP

    O primeiro-ministro afirmou ontem, em Bogotá, que o Governo vai aproveitar esta visita à Colômbia para procurar atrair interessados na privatização da TAP, empresa que, no seu entender, poderá interessar a investidores da América Latina.
    Em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o primeiro-ministro considerou que “a TAP é uma empresa que tem um conjunto de ligações entre a Europa e América Latina particularmente rica”, em especial com o Brasil.

    “Donde, é importante que parceiros investidores da América Latina possam também olhar para este processo de privatização, porque podem também ter interesse nele, e essa mensagem não deixarei de veicular aqui na Colômbia também”, acrescentou.

    Antes, Passos Coelho referiu que “há uma manifestação de interesse, de princípio, por parte de uma empresa colombiana, que é a Avianca, no processo de privatização da TAP”, mas assinalou que este só será aberto quando o Conselho de Ministros aprovar os respectivos caderno de encargos e calendário.

    A seu ver, “é natural que todos os principais interessados se reservem para observar as condições específicas que serão reveladas”.

    “Seja como for, neste momento em que ainda não se iniciou formalmente o processo, não deixaremos de ouvir todos os potenciais interessados e, mais até, não deixaremos de dar esta mensagem positiva que procure atrair interessados para o processo de privatização. E, portanto, não deixarei de o fazer aqui também na Colômbia”, completou.

    Neste encontro entre os governos de Portugal e da Colômbia, foram assinados um memorando de entendimento sobre o reconhecimento mútuo de títulos, diplomas e graus académicos entre os ministérios da Educação dos dois países e outro no domínio da energia entre os ministérios da Economia.

    Da parte do Governo português, foi o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, quem assinou ambos os documentos.

    O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmaram a intenção de reforçar as relações bilaterais económicas e culturais.

    Juan Manuel Santos adiantou que, na visita de Estado que vai fazer a Portugal em novembro, espera assinar outros acordos, sobre tributação, aeronáutica, segurança e luta contra o narcotráfico. Também Passos Coelho referiu que em novembro deverão ser assinados outros acordos.

    Por outro lado, o presidente da Colômbia disse ao primeiro-ministro que muitos colombianos estão a torcer por Portugal no Euro 2012.

    “Recebi com muita satisfação os seus prognósticos para o desafio de Portugal nas meias-finais. Vamos todos torcer para que também essa prova difícil seja superada”, retorquiu Passos Coelho.

    Pedro Passos Coelho chegou a Botogá na sexta-feira, um dia depois de a colombiana Avianca-Taca ter entrado na Star Alliance, que tem como membros, entre outros, a Lufthansa, a Air Canada, a Swiss, a Turkish Airlines e a TAP.

    A British Airways e a Iberia são membros de outra aliança de companhias aéreas, a Oneworld, enquanto a KLM, a Air France e a China Airlines são algumas das empresas de aviação que integram a SkyTeam

    FONTE: Jornal de Negócios

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    SPCB reafirma que não há corpos entre os escombros do prédio 41

    O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) reafirmou, esta noite, que não foram encontradas, até às 20h00,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema