Quinta-feira, Março 23, 2023
13.3 C
Lisboa
More

    Futuro da lusofonia empresarial e económica debatido em Luanda

    O Reforço da Cooperação Económica e Empresarial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa’ (CPLP) é o tema do Angola Business Forum, que decorre no próximo dia 6 de Julho, em Luanda.
    O encontro marca o final da presidência angolana da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), que organiza o evento, e o arranque da direcção moçambicana da cúpula associativa de empresas do espaço lusófono.

    A conferência da CE-CPLP, presidida por Albina Assis Africano no mandato 2010-2012, vai juntar diversos membros do Governo angolano e dos países da Comunidade, assim como líderes de algumas das suas empresas mais importantes e de associações empresariais nacionais.

    A também presidente da representação angolana na Expo Xangai vai abrir a conferência, onde o director-executivo da CE-CPLP, Francisco Viana, apresenta o Angola Business Forum.

    José Carlos Castro Paiva, presidente do BAI, e Ernesto Baiardi, da Odebrecht, são os ‘gestores residentes’ do primeiro painel do evento, dedicado ao tema ‘A Internacionalização das Empresas da CPLP’, que conta ainda com uma apresentação de José Agnelo Cabral Sanches, do Grupo de Peritos da CPLP. Idalina Vicente, ministra do Comércio de Angola, preside ao painel, moderado por Hélder Vaz, director-geral da CPLP.

    Governantes no encerramento

    Abrahão Gourgel, ministro angolano da Economia, dirige o segundo painel – ‘O Processo de Internacionalização de África’ –, que terá como moderador o presidente da Associação Industrial de Moçambique (AIMO), Carlos Simbine. Participam José Severino, presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), Francisco Lemos Maria, PCA da Sonangol, e Francisco Murteira Nabo, da ELO-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e Cooperação.

    Após o almoço, a presidente da ANIP, Maria Luísa Abrantes, modera o debate – aberto pelo ministro da Economia português, Álvaro Santos Pereira – sobre ‘Estratégias de Integração em Mercados Emergentes’. Rogério Manuel, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), e um dirigente da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBRAN) farão apresentações.

    O encerramento será feito numa sessão presidida por membros dos governos da CPLP e por Albina Assis Africano. Para além da leitura das conclusões e recomendações do evento, será assinado um convénio para o Conselho Económico e Empresarial da CPLP e apresentado o projecto ‘World Trade Center/Fórum da Lusofonia’. Por fim, vai tomar posse a presidência moçambicana da CE-CPLP, numa sessão que será encerrada por um membro a designar do Governo de Angola.

    A CE-CPLP nasceu em Dezembro de 2009, em Bissau, e visa dar projecção e uma voz única às empresas do espaço lusófono na cena internacional.

    FONTE: Sol

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ocidente não vacilou em usar todos os meios contra a Rússia, tentou bloquear sua economia

    O Ocidente não desdenhou quaisquer meios contra a Rússia: explodiram os gasodutos Nord Stream, bloquearam as contas bancárias, desconectaram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema