O embaixador da seleção nacional sentiu-se indisposto, no sábado, e foi transportado para o hospital Jozefa Strusia, em Poznan, onde passou a noite na unidade de cardiologia. Regresa a Portugal assim que possível
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, o diretor desportivo Carlos Godinho e o médico da seleção, Henrique Jones, vão ao início desta tarde visitar Eusébio à unidade hospitalar em que está internado, em Poznan, e está previsto que seja feita uma atualização da informação relativa ao estado clínico do ex-internacional.
Eusébio foi sábado à noite internado no hospital, situado a cerca de quatro quilómetros de Poznan, na Polónia, depois de se ter sentido indisposto no hotel onde está hospedada a ‘equipa das quinas’.
Eusébio, que se encontra no serviço de cardiologia do hospital Josefa Strusia (e não o ZOZ Nowe Miasto, como erradamente foi informado), passou a noite na unidade hospitalar. O antigo jogador foi acompanhado pelo médico da seleção, Henrique Jones, que abandonou o hospital pouco depois da meia noite (hora de Lisboa). “Eusébio teve uma indisposição por volta das sete e meia da tarde e levámo-lo ao hospital local, que é referenciado pela UEFA, onde fez exames de rotina, análises e electrocardiogramas. Nesse electrocardiograma detetou-se uma pequena alteração. Resolveu-se então transferi-lo para este hospital, onde existe uma unidade de cardiologia muito boa”, explicou o médico, referindo que Eusébio fez uma coronariografia que não revelou nada de grave, pelo que a situação clínica do embaixador da seleção não inspira cuidados especiais.
O ex-internacional regressará a Portugal assim que estiver em condições para o efeito, segundo o médico, falhando o apoio à seleção nas meias-finais. “Esteve sempre consciente e a par dos exames feitos. Por questão de precaução passa a noite no hospital, de manhã faz mais algumas análises e provavelmente irá para Portugal para continuar o seu tratamento, do problema que já tem de base”, indicou Henrique Jones.
Após uma primeira observação e depois de ter sido contactado pelo seu médico em Lisboa, Eusébio foi transportado ao hospital por precaução, onde se encontra a efetuar exames complementares, informou a Federação Portuguesa de Futebol.
Fonte próxima do ex-internacional português disse ao DN que Eusébio poderá ter sofrido uma paragem digestiva e que o historial médico do ex-futebolista implica maiores cuidados.
No final de 2011, recorde-se, Eusébio foi internado no Hospital da Luz com uma infeção respiratória aguda, tendo sofrido uma pneumonia bilateral. Eusébio teve alta a 31 de dezembro, mas voltou a ser internado a 4 de janeiro, devido a um “cervicalgia aguda”, tendo voltado a ter alta dia 10.
FONTE: DN