A Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina deixa hoje a cidade de São Paulo, onde estagiou sete dias, rumo a Caracas, Venezuela, onde disputa entre quarta e sexta-feira, o Torneio Internacional das Quatro Nações.
A prova, em que participam Angola, Jordânia, República Dominicana e o país anfitrião, é a última etapa do ciclo preparatório do cinco angolano, vice-campeão africano, tendo em vista o Torneio Pré-Olímpico, que se realiza, na capital venezuelana, de 2 a 8 de Julho.
No Brasil, onde tencionava realizar dois jogos de controlo com equipas da primeira divisão do campeonato paulista, Angola apenas deu seguimento à melhoria dos fundamentos tácticos e técnicos. Jogadas esquematizadas cinco contra cinco em campo reduzido com pressão sobre o homem em posse da bola, passe, recepção, desmarcação e bloqueio, lançamentos livres, de dois e três pontos, drible em velocidade controlada para testar a capacidade física e a finalizar jogos entre os jogadores pré-seleccionados dominaram os trabalhos do grupo orientado por José Carlos Guimarães.
Em Espanha onde, no dia 5, começou a preparação, os decacampeões disputaram e venceram dois jogos amistosos com as equipas de Fuernablada, por 71-70, e do Baloncesto León, 108-44. Depois do torneio, o seleccionador nacional vai excluir mais um atleta e ficar com os 12 para o Pré-Olímpico.Às ordens do técnico José Carlos Guimarães estão Joaquim Gomes “Kikas”, Hermenegildo M’bunga, Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Paulo Santana, Milton Barros, Armando Costa, Carlos Morais, Roberto Fortes, Paulo Barros e Valdelício Joaquim.
No Torneio Pré-Olímpico, Angola faz parte do Grupo D, com as similares da Macedónia, adversária de estreia, e Nova Zelândia.
O grupo A é constituído por Grécia, Jordânia e Porto Rico, o B, por Nigéria, Venezuela e Lituânia e o C, pela Rússia, República Dominicana e Coreia.Anaximandro magalhães |
Fonte: JA