InicioEconomiaInflação na zona euro recuou para 2,4% em Maio

Inflação na zona euro recuou para 2,4% em Maio

A inflação na zona euro ficou em 2,4% em Maio, recuando ligeiramente face ao 2,6% registados em Abril, anunciou hoje o Eurostat numa estimativa rápida.

A inflação da zona euro continua há ano e meio – desde Dezembro de 2010 – acima da meta de médio prazo do Banco Central Europeu (BCE), que é de um valor próximo, mas abaixo, de 2%.

Em condições normais, isto deveria levar o BCE a subir as suas taxas directoras, aumentando o valor das prestações que famílias e empresas pagam pelos empréstimos bancários. No entanto, na actual situação de crise na Europa, isso não tem acontecido.

Em Março, a inflação anual na zona euro ficou em 2,7%, após uma revisão em alta da estimativa inicial (que era de 2,6%), o mesmo valor de Fevereiro, e que se mantinha desde Dezembro do ano passado, depois de ter sido de 3,0% em Novembro.

Em Portugal, a inflação foi de 2,9% em Março, baixando face aos 3,1% de Março.

O conceito de inflação anual utilizado pelo Eurostat corresponde ao que em Portugal se designa normalmente por inflação mensal homóloga, que compara o nível médio de preços num dado mês com o do mesmo mês do ano precedente.

Por se tratar de uma primeira estimativa rápida, este valor para a inflação de Maio ainda pode ser revisto e não é acompanhado de dados por país, que deverão ser publicados em meados de Junho.

Fonte: PUBLICO

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.