InicioCulturaCultura de Angola encanta na EXPO

Cultura de Angola encanta na EXPO

A intervenção cultural de Angola na Exposição Universal Expo Yeosu 2012 tem sido boa até agora, atendendo ao nível de espectáculos realizados, considerou o membro da subcomissão de Cultura da Comissão Nacional, Manuel Gonçalves.
Em declarações prestadas à Angop, Manuel Gonçalves sublinhou que a pré-produção foi feita em Angola e o grupo permanente tem estado a fazer várias animações interactivas, não só no pavilhão nacional, mas em diversos recintos da Exposição Universal, com outros artistas convidados.
Esta interacção, disse Manuel Gonçalves, tem sido notória entre os artistas Lulas da Paixão e os músicos dos grupos Nguami Maka e Kina ku Moxi com o Duo Canhoto, além da companhia de dança Kintueni Yunduta. Manuel Gonçalves destacou também as actuações dos irmãos Walter e Nicol Ananás e da cantora Canícia. Até ao fim da Expo Yeosu, no dia 12 de Agosto são esperados os cantores Gegé Kuia Bué, a turma infantil Brincando com Alice, liderada por Alice Berenguel, o grupo de dança Tuabixila e os cantores Tininha e Mister Robson.
Para o Dia de Angola, a assinalar-se a 20 de Julho, a caravana artística vai ser composta pelo grupo de bailado tradicional Kilandukilo, o agrupamento Semba Muxima e os cantores Esmeralda Kissanga, Edy Tussa, Danny L, Gabriel Tchiemba e Lina Alexandre. Também está agendada a participação do grupo Kamba dya Muenho e das cantoras Ângela Ferrão e Bela Chicola. O agrupamento Ueya, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha e o músico Voto Gonçalves vai, igualmente, actuar na Expo Yeosu.
Solicitado a dar uma opinião sobre a compilação de poemas de Agostinho Neto, Sagrada Esperança, editada em coreano, que foi apresentada na sexta-feira, no pavilhão de Angola, no Dia de África, Manuel Gonçalves disse que o acto é bastante significativo.
“Se nós conseguimos ler autores de outros países, porque não os asiáticos passarem a ler os nossos autores?”, questionou Manuel Gonçalves.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.