InicioAngolaRajoelina garante ao líder da SADC realização de eleições ainda este ano

Rajoelina garante ao líder da SADC realização de eleições ainda este ano

O Presidente do Madagáscar garantiu ontem em Luanda ao Chefe de Estado angolano e presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que convoca eleições gerais ainda este ano para voltar à normalidade constitucional.
Andry Rajoelina, que falava ontem em conferência de imprensa no aeroporto internacional 4 de Fevereiro no final da visita de trabalho de 24 horas ao país para consultar o presidente em exercício da SADC, garantiu que já foi nomeado um primeiro-ministro consensual, resultante de consultas com partidos políticos e que deve formar um governo de unanimidade.
O Presidente Andry Rajoelina indicou que está a ser criada uma comissão eleitoral que está a preparar as condições para a realização das eleições.
O Chefe de Estado do Madagáscar felicitou o Presidente José Eduardo dos Santos pelo desenvolvimento económico que o país tem alcançado nos últimos anos.
O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que apresentou cumprimentos de despedida ao Presidente do Madagáscar, disse que a presidência angolana da SADC pretende ajudar o Madagáscar a concluir o processo de transição política sem conflito.
“O Presidente do Madagáscar veio pedir conselhos para que a transição possa ocorrer de forma calma”, disse o ministro angolano das Relações Exteriores. Georges Chikoti disse que quanto mais rápido o processo de transição for feito mais a instabilidade política pode desaparecer.
O Presidente do Madagáscar esteve em Luanda pela última vez em Maio de 2011, à procura de apoios da comunidade internacional para ultrapassar a crise política instaurada na sequência de um golpe de Estado que o levou ao poder  em 2009.

Madagáscar é membro da SADC, mas está suspensa até à realização de eleições e o retorno à ordem constitucional.
A Constituição malgaxe estabelece que só podem ser Presidentes da República cidadãos que tenham mais de 40 anos de idade. O actual Chefe de Estado e antigo governador da capital, Antananarivo, tem apenas 38 anos.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.