InicioDesportoDesporto é instrumento de paz - responsável da ONU

Desporto é instrumento de paz – responsável da ONU

Luanda – O conselheiro especial do secretário-geral da ONU para o desenvolvimento do desporto e paz, Wilfried Lemke, afirmou sexta-feira, em Luanda, que em África o desporto é um instrumento “poderoso” que deve ser usado como garante da paz.

O desporto tem grande poder para modificar a mente das pessoas pelo papel aglutinador, seus princípios de respeito ao adversário e de fair-play, disse Wilfried Lemke em conferência de imprensa, no final de uma visita de campo que efectuou ao centro de acolhimento (Dom Bosco) e à nova centralidade de Luanda.

A disputa do mundial na África do Sul em 2010 é um exemplo, disse o responsável da ONU que está no país a convite do Comité Paralímpico Africano (CPA).
Indicou que antes da realização da primeira Copa mundial no continente africano o mundo mostrou-se céptico quanto ao sucesso do evento por ser um país multiracial e na altura com problemas internos, mas adiantou, “os sul-africanos acabaram por dar um exemplo de união”.
“Agora temos melhor ideia do que é a África do Sul. Eles demonstraram ao mundo que com organização e união é possível alcançar o sucesso, são um exemplo a seguir”, frisou.
Wilfried Lemke que dissertou na Conferência de Desenvolvimento Africano organizado pelo CPA referiu-se a necessidade dos estados aderirem à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos dos Deficientes, sublinhando a sua satisfação pelo facto de Angola estar próxima disso.
Mais de uma centena de delegados de 43 países estiveram presentes no evento que sucedeu a reunião do comité executivo e a Assembleia-geral do organismo continental realizada quarta-feira.
O fórum culminou com a reeleição de Leonel Pinto para um mandato de quatro anos (2012-2016).
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.