InicioAngolaFrançois Hollande faz visita surpresa ao Afeganistão

François Hollande faz visita surpresa ao Afeganistão

O presidente francês, François Hollande, faz uma visita surpresa de seis horas ao Afeganistão. O socialista desembarcou em Cabul na manhã desta sexta-feira e em seguida foi para a base militar francesa da província de Kapisa. Ele quis explicar pessoalmente aos soldados franceses as razões que o levaram a decidir por uma retirada antecipada das tropas de combate até o fim de 2012.

Hollande desembarcou em Cabul acompanhado dos ministros da Defesa, Jean-Yves Le Drian, e das Relações Exteriores, Laurent Fabius. Em seguida, a comitiva foi de helicóptero para a base militar de Nijrab, na instável província de Kapisa, na região noroeste do país, onde ficam a maior parte dos cerca de 3.550 soldados franceses presentes no Afeganistão.

François Hollande quis explicar pessoalmente às tropas por que ele decidiu retirar os soldados de combate antecipadamente, até o fim de 2012, um ano antes da data prevista por seu antecessor, Nicolas Sarkozy. Ele reafirmou que a França vai continuar dando ajuda militar ao Afeganistão, mas em atividades de treinamento das forças afegãs. “A retirada será feita de forma ordenada e coordenada com os aliados da OTAN, principalmente com o presidente Barack Obama”, declarou Hollande. Ele vai reafirmar o apoio da França à normalização do país num encontro com o presidente afegão, Hamid Karzai.

No encerramento da cúpula da OTAN, segunda-feira, em Chicago, Hollande disse que a França havia cumprido mais do que o seu dever. Ele lembrou que 83 soldados franceses morreram em solo afegão. A transferência da segurança da província de Kapisa às forças afegãs já atingiu a terceira fase, num plano de cinco etapas.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.