InicioCulturaRoberto de Almeida lança livro "Peças de oratória parlamentar"

Roberto de Almeida lança livro “Peças de oratória parlamentar”

Luanda- Uma obra literária intitulada “Peço a palavra – peças de oratória parlamentar”, do deputado Roberto de Almeida, foi lançada esta quarta-feira, em Luanda, em cerimonia assistida pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
O livro é uma colectânea de diversos discursos e intervenções proferido pelo autor (1996 a 2008) em diferentes fóruns em Angola e no estrangeiro, numa fase de turbulência político-militar e económico-social no país. Nela contém também um discurso do Presidente da Republica, José Eduardo Dos Santos.
Ao apresentar a obra, o deputado Avelino Marques de Almeida disse que a mesma remete o leitor ao entendimento da complexidade que se vivia naquela altura e a preocupação do autor sobre o consenso e no tocante a situação dominante na época.
“Pois passa por todo o discurso o problema da dialéctica entre consenso e dissenso. Consenso na medida em que se deve reconhecer a validade e legitimidade da maioria eleita por sufrágio directo, secreto e universal”, disse.
“Na verdade ao povo angolano não serve a liberdade sem paz, mas também não serve a paz sem democracia e liberdade”, sublinhou, acrescentando que tais opiniões reflectiam à ansiedade dos políticos angolanos face ao processo de construção democrática do país que se iniciava.
Disse que os elementos referidos na obra servem de experiência para se evitar um retrocesso histórico.
De pseudónimo literário Jofre Rocha, Roberto António Victor de Almeida nasceu aos 5 de Fevereiro de 1941, em Kaxicane, Província do Bengo.
De sua autoria contam-se, entre outras, as obras Tempo de cicio (1973), Assim se faz madrugada (1976), Estórias do musseque (1976), Estória de Kapangombe (1978) e Crónicas de ontem e de sempre (1985).
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.