InicioMundo LusófonoCabo VerdeCabo Verde: PR defende aprofundamento do Estado de Direito

Cabo Verde: PR defende aprofundamento do Estado de Direito

Praia – O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, defendeu, esta quarta-feira, 23 de Maio, o aprofundamento do Estado de Direito Democrático no combate ao terrorismo.

Jorge Carlos Fonseca fez estas considerações na sessão de encerramento da Conferência Internacional sobre o terrorismo, que decorreu nos últimos três dias, na Cidade de Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema «Luta contra o terrorismo, problemas e oportunidades, na África e Médio Oriente».

Segundo o Presidente, esse combate passa também por um esforço de desenvolvimento e capacitação técnica das diversas instâncias envolvidas neste processo.

Enunciando os dados da revista americana Foreign Policy 2010, o Chefe de Estado lembrou que 12 dos 20 Estados falhados, em situação de maior instabilidade, situam-se no continente africano e três fazem parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Neste particular, Jorge Carlos Fonseca denotou que «estas informações atestam a vulnerabilidade da nossa região» e evidenciam a grande responsabilidade dos Estados num importante espaço de circulação de petróleo e onde a pirataria marítima procura insinuar-se.

O Presidente concluiu dizendo que, diante do surgimento de novas formas de terrorismo, como é o caso do terrorismo informático e do terrorismo ambiental, importante se torna reforçar e aperfeiçoar os meios de investigação e privilegiar a cooperação policial, um investimento seguro, que, conforme disse, vale a pena realizar.

Promovida pela Policia Judiciária, a conferência denominada «FBINAA RETRAINER 2012, Africa – Middle East Chapter», foi realizada conjuntamente com a FBINAA (FBI ACADEMY ASSOCIATES), uma associação sem fins lucrativos, cujos membros são agentes de aplicação da lei de todo o mundo que frequentaram a Academia Nacional do FBI em Quantico – Virgínia, nos EUA.

Participaram no encontro um total de 150 polícias de diferentes países, nomeadamente África, Médio Oriente e EUA.

Fonte: PNN Portuguese News Network

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.