InicioMundo LusófonoRamos-Horta apoiar Partido Democrático nas legislativas

Ramos-Horta apoiar Partido Democrático nas legislativas

O ex-Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta anunciou hoje que vai apoiar o Partido Democrático (PD) nas eleições legislativas, marcadas para 7 de Julho no país.

«Eu vou apoiar o PD, sabendo obviamente que os dois maiores partidos são a Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente) e o CNRT (Conselho Nacional da Resistência Timorense)», afirmou José Ramos-Horta.

O Partido Democrático é presidido por Fernando La Sama de Araújo, presidente do Parlamento timorense, e foi criado em 2001.

O antigo Presidente timorense, que terminou o mandato no sábado, fez as declarações aos jornalistas na feira do livro, que começou hoje em Díli.

«A minha única preocupação é tentar fazer subir o PD, para que haja uma democracia mais sã, com maior equilíbrio e dar verdadeiro espaço aos jovens do PD», salientou.

Segundo José Ramos-Horta, a sociedade timorense ainda é muito patriarcal e «não alinha com a nova geração».

«Tenho a obrigação de dar algum apoio ao PD, para que possam subir o número de cadeiras e negociar com força com a Fretilin ou o CNRT, o que eles decidirem fazer», disse.

Questionado pelos jornalistas sobre se estaria disponível para assumir o cargo de primeiro-ministro de um novo Governo, José Ramos-Hortas afirmou que não exclui a hipótese.

«A primeira preocupação é contribuir para que as eleições de Julho decorram muito bem, para que mais uma vez o nosso povo exerça o seu direito com total tranquilidade, e depois nas negociações de formação de Governo – inevitavelmente haverá coligações – é que verei se aceitarei outro cargo no futuro», declarou.

Timor-Leste, que celebrou sábado o 10º aniversário da restauração da independência, realiza a 7 de Julho eleições legislativas.

Fonte: Lusa/SOL

 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.