InicioMundo LusófonoOCDE prevê novas medidas de austeridade para Portugal

OCDE prevê novas medidas de austeridade para Portugal

Nada agradáveis as previsões da OCDE hoje anunciadas para Portugal já que aquela organização anuncia que o Governo português vai ter de adotar novas medidas de austeridade para cumprir as suas metas orçamentais.

Apesar de anunciar que Portugal fez uma “grande consolidação orçamental em 2011”, que será “ainda maior” este ano, a OCDE aconselha o Governo a continuar a seguir o programa da ‘troika’, ou mesmo ir um pouco além já que a previsão aponta para que o PIB de Portugal vá encolher 3,2 por cento este ano e voltar a cair 0,9 por cento em 2013.

Face a estes números, bem mais pessimistas que os apresentados pelo Governo, as projeções da OCDE apontam para que os défices orçamentais ascendam a 4,6 por cento do PIB este ano e 3,5 por cento no próximo, o que está acima das metas oficiais de 4,5 por cento este ano e 3 por cento em 2013.

E é perante este cenário que a OCDE escreve no seu relatório que “cumprir as metas oficiais (…) vai exigir medidas de consolidação orçamental para lá das previstas no programa” da ‘troika’.

É bom lembrar também que ministro das Finanças, Vítor Gaspar, já rejeitou repetidamente que o Governo tenha de adotar este ano novas medidas de consolidação orçamental.

Fonte: RTP

 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.