InicioVidaSaúdeAngola realiza rondas de intensificação da vacina de rotina

Angola realiza rondas de intensificação da vacina de rotina

Luanda – Angola vai realizar rondas de intensificação da vacinação de rotina em todo o território, com ênfase para 61 municípios com maior risco de Poliomielite, de Maio a Dezembro deste ano, soube hoje, sexta-feira, a Angop.

De acordo com o representante em exercício da OMS em Angola, Jean-Marie Yameogo, o objectivo destas rondas é de preservar os progressos na interrupção da transmissão do vírus da pólio, reforçando-se a imunidade em crianças dos zero aos cinco anos de idade, tendo em conta que Angola não notifica nenhum caso de pólio há mais de 10 meses.

Em 2012, os países africanos realizaram a 2ª Semana de Vacinação, no periodo de 23 a 28 de Abril, enfatizando a interrupção da transmissão do vírus da pólio, o alargamento do uso das vacinas existentes e a intensificação da introdução de novas vacinas, visando acelerar os progressos para o alcance do quarto Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, o qual aponta para a redução da mortalidade infantil.

Angola aderiu à Segunda Semana Africana de Vacinação (SAV) com a realização de jornadas de comunicação e sensibilização social, entre 30 de Abril e 6 de Maio, com o propósito de elevar o grau de consciência da população e do pessoal dos postos de vacinação quanto à importância da vacinação para a melhoria da saúde individual e colectiva.

De acordo com um balanço feito pelas autoridades sanitárias nacionais, durante a semana de 30 de Abril a 6 de Maio, Angola realizou um grande esforço de promoção e sensibilização para a vacinação, em português e nas línguas nacionais sob o lema «Uma criança não vacinada é muito para o país – dê o último chuto contra a pólio!».

Foi destacada a importância das acções de IEC visando a vacinação com todos os antigénios do Calendário Nacional de Vacinação antes da criança completar um ano de idade, bem como a importância da vacinação suplementar contra a Pólio e Sarampo das crianças menores de cinco anos de idade.

Em Setembro de 2010, a 60ª Sessão do Comité Regional Africano da OMS recomendou em Malabo, Guiné Equatorial, que fosse realizada anualmente uma Semana de Vacinação (SAV) com a finalidade de aumentar a cobertura de rotina em todos os países da região.

A SAV foi comemorada pela primeira vez na última semana de Abril de 2011. Durante esse período, mais de 75 milhões de homens, mulheres e crianças em 40 países foram vacinados contra doenças evitáveis pela vacinação, como a poliomielite, difteria, tétano, tosse convulsa, hepatite B, Haemophilus influenza tipo B (Hib), sarampo e febre-amarela.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.