InicioAngolaUSA: Sondagem põe Romney à frente de Obama

USA: Sondagem põe Romney à frente de Obama

É uma diferença curta, mas significativa. Uma sondagem do “New York Times e da CBS ” diz que, se as eleições presidenciais norte-americanas fossem hoje, o vencedor seria Mitt Romney.

Os números revelados terça-feira mostram que 46% do eleitorado tem intenções de votar no pré-candidato republicano. Já 43% preferem o atual Presidente.

As entrevistas telefónicas realizadas para o estudo foram feitas entre os dias 11 e 13 de maio, precisamente, dois dias depois de Barack Obama ter anunciado ser a favor do casamento gay.

Apesar destes resultados ainda estarem dentro da margem de erro (quatro pontos), o Presidente parece estar a ser prejudicado pela polémica com o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Uma sondagem realizada em abril, também pela CBS e pelo “New York Times”, dava os candidatos empatados, com 46%. Outra sondagem, do “Washington Post” e da cadeia de televisão ABC, realizada em fevereiro, dava 52% para Obama e 45% para Romney.

Apesar da polémica do casamento gay, com o Presidente a receber críticas dos sectores mais conservadores, os eleitores entrevistados pelo “New York Times” e pela CBS consideraram que o estado da economia é o fator decisivo para as eleições de novembro. Só 7% dos inquiridos consideravam o casamento gay uma questão fundamental.

Mas os americanos pensam que Obama ganha 

No que respeita a previsões, a maioria do eleitorado parece inclinar-se para uma reeleição. Segundo o site de sondagens Gallup, 52% acreditam na continuidade democrata e apenas 36% numa mudança na Casa Branca.

A pergunta feita pela Gallup não pretendia saber quem os eleitores apoiavam, mas pedia-lhes que fossem “objectivos” e tentassem prever quem vai ganhar.

Este estudo foi realizado entre os dias 10 e 13, também depois do anúncio do apoio ao casamento gay, em parceria com o jornal “USA/TODAY”. Entre 8 e 14 deste mês, o Gallup perguntou aos eleitores em quem preferiam votar e os números mostram uma proximidade muito grande, 46% para Obama e 45% para Romney.

Fonte: EXPRESSO

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.