InicioAngolaDeputado tcheco detido por corrupção tinha 274 mil euros em caixa de...

Deputado tcheco detido por corrupção tinha 274 mil euros em caixa de sapato

O deputado tcheco e ex-ministro da Saúde David Rath, do partido social-democrata de oposição CSSD, foi indiciado hoje por desvio de fundos da União Europeia e colocado em detenção provisória. Segundo o procurador Lenka Bradacova, de Praga, a ordem de detenção foi executada pelo “risco de evasão, conluio e reincidência”.

Deputado influente, líder do Conselho Regional da Bohêmia Central e ex-ministro da Saúde, David Rath, de 46 anos, foi detido na segunda-feira junto com outras oito pessoas suspeitas de fraude na utilização de fundos europeus. A polícia segue a pista do desvio de verbas em licitações de fachada para a reforma de um hospital em Lladno e de um castelo barroco em Bustehrad, duas localidades próximas de Praga.

De acordo com a imprensa tcheca, em uma busca feita a domicílio, a polícia encontrou o equivalente a 1,2 milhão de euros (cerca de 3 milhões de reais) escondidos no telhado da casa de um dos suspeitos.

Rath foi indiciado por ter recebido suborno. O Ministério Público informou ter encontrado 274 mil euros (696 mil reais) “diretamente com o deputado, escondidos dentro de uma caixa de sapatos”. Durante o interrogatório à polícia, Rath declarou que pensava que a caixa de sapatos continha uma garrafa de vinho e se declarou surpreso pela descoberta das notas em dinheiro.

Numa declaração sucinta, a Comissão Europeia afirmou “acompanhar atentamente” o caso.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.