InicioMundo LusófonoCabo VerdeCabo Verde: Taxa de inflação homóloga diminuiu em Abril

Cabo Verde: Taxa de inflação homóloga diminuiu em Abril

Praia – A inflação em Cabo Verde situou-se em 1% no mês de Abril, tendo diminuído 1 ponto percentual face ao mês anterior, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 15 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, a variação mensal observada entre Março e Abril de 2012 foi de 0,4%, valor superior em 0,4 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Entretanto a variação média dos últimos 12 meses do Índice do Preço no Consumidor (IPC) fixou‐se no total em 3,8%, valor inferior ao registado no mês anterior em 0,3 pontos percentuais.

Conforme o documento, as variações homólogas positivas mais expressivas ocorreram sobretudo nas classes, hotéis, restaurantes, cafés e similares (+ 5,8%), bebidas alcoólicas e tabaco (+ 5,5%), rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+ 5,2%), Transportes (+ 4,2%) e Vestuário e calçado (+ 1%).

Por outro lado, salienta o INE que as classes, comunicações (‐ 14,2%), lazer, recreação e cultura (‐ 1,2%), ensino (‐ 0,3%), produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (‐ 0,3%), registaram, no sentido inverso, os movimentos mais acentuados.

No que se refere à variação mensal, o IPC de Abril demonstra que os transportes (+ 3,1%), rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+ 2%), bebidas alcoólicas e tabaco (+ 0,9%) e hotéis, restaurantes, cafés e similares (+ 0,6%), são as classes que registaram as variações mensais positivas mais expressivas.

No sentido inverso encontram-se os acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (‐ 0,6%), produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (‐ 0,5%), e Vestuário e calçados (‐ 0,3%).

Conforme o INE, as principais subidas de preços registadas pelo IPC de Abril ocorreram nos subgrupos dos combustíveis e lubrificantes, veículos automóveis, transporte marítimo de passageiro, reparação e manutenção da habitação.

Já as principais descidas de preços nos subgrupos do peixe, produtos hortícolas, incluindo batatas e outros tubérculos, artigos para vestuário, pequenas ferramentas e acessórios diversos e sua reparação.

A nível regional foi observada a variação mensal positiva nas ilhas de Santiago e São Vicente (+ 0,6 e 0,1%, respectivamente), e negativa na ilha Santo Antão (‐ 0,4%).

Fonte: PNN

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.