InicioAngolaFrança: François Hollande substitui hoje Nicolas Sarkozy

França: François Hollande substitui hoje Nicolas Sarkozy

François Hollande, como novo Presidente de França, recebe  hoje a chave do Palácio do Eliseu das mãos de Nicolas Sarkozy.
A tomada de posse é às 10h00 locais, numa cerimónia com vários convidados e que tem como pano de fundo a crise grega e a viagem a Berlim. No discurso inaugural, previsto para o meio da manhã, o novo Presidente francês deve anunciar o nome do primeiro-ministro, com quem conta começar a aplicar as linhas de força do programa político, que o ajudou a derrotar Nicolas Sarkozy.
O Presidente de França, após a tomada de posse, homenageia o soldado desconhecido, no Arco do Triunfo e posteriormente volta a discursar em frente à estátua de Jules Ferry, ministro da Educação da III República, século XIX, que instaurou em França a escola laica, obrigatória e gratuita.
François Hollande homenageia a seguir Marie Curie, prémio Nobel da Física (1903) e da Química (1911). Estes gestos marcam as prioridades que o socialista estabeleceu durante a campanha e reafirmou nos dois discursos após a vitória: juventude e educação.
O novo Presidente francês discursa, à tarde, na Câmara de Paris, e depois parte para Berlim, para se encontrar com a chanceler alemã, Angela Merkel. O encontro é aguardado com bastante expectativa pelos europeus, pois vão ser discutidos dois assuntos de grande interesse: a crise do euro e a situação na Grécia.
A forma como François Hollande encara a política na União Europeia causa preocupações ao Governo de Angela Merkel, principalmente a questão do pacto fiscal e do papel do Banco Central, que o novo Presidente francês entende que têm de ser revistos para ser possível “dar uma resposta à altura das exigências”.
O Governo alemão já declarou que o pacto fiscal é inegociável e que o Banco Central tem cumprido com o papel que lhe está destinado. Alguns analistas consideram que se a posição de Hollande prevalecer a Grécia pode beneficiar e continuar na Zona Euro, num momento em que os principais partidos deste país continuam sem se entenderem quanto à formação de um Governo de coligação. François Hollande deve anunciar amanhã a composição do Governo.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.