InicioAngolaRealizada em Beijing 5ª reunião dos líderes da China, Japão e Coreia...

Realizada em Beijing 5ª reunião dos líderes da China, Japão e Coreia do Sul

Foi realizada hoje (13) em Beijing a 5ª reunião dos líderes da China, Japão e Coreia do Sul. O evento contou com a presença do primeiro-ministo chinês, Wen Jibao, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda. Os representantes dos três países concordaram em iniciar este ano as negociações sobre a criação de uma zona de comércio livre, além de testemunharem a assinatura de acordos de investimento.

Na ocasião, Wen Jiabao disse que a crise financeira internacional ainda não terminou e existem fatores de instabilidade na região do Nordeste e Leste Asiático. Neste contexto, a China, Japão e Coreia do Sul devem reforçar a comunicação e coordenação estratégica, aumentar a confiança política, respeitar e cuidar das grandes preocupações e tratar adequadamente as divergências, a fim de proteger os interesses comuns e abrir uma nova fase nas relações entre os três lados.

Quanto à parceria China-Japão-Coreia do Sul, o premiê chinês ofereceu quatro sugestões: acelerar a criação da zona do comércio livre; aprofundar as parcerias nos setores industrial e financeiro; impulsionar a cooperação no desenvolvimento sustentável e ampliar intercâmbios sociais e pessoais.

Ao falar da situação do Nordeste Asiático, Wen Jiabao apontou que o pensamento herdeiro da guerra fria deve ser abandonado e deve persistir-se no diálogo e em negociações para resolver as questões. Neste momento, o mais importante é que se evite o agravamento da tensão da península coreana e que todos os envolvidos mantenham uma postura de contenção e paciência.

Lee Myung-bak e Yoshihiko Noda disseram, por sua vez, que as suas nações devem fortalecer as cooperações. Ambos destacaram a importância da assinatura e aplicação dos acordos de investimento. Ambos os líderes partilharam ainda a opinião de que o reforço da cooperação na área do desenvolvimento sustentável e intercâmbio pessoal garante a paz e estabilidade da região do Nodeste Asiático.

Fonte: CRI

 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.