InicioAngolaDados do país organizador da Expo Yeosu 2012

Dados do país organizador da Expo Yeosu 2012

Yeosu – A Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia, que organiza a presente edição da Expo 2012, é um pais da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia.
Sua única fronteira é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o mar Amarelo.
Seu território, de 100.032 quilómetros quadrados, compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt.
Aproximadamente metade da sua população, 24 milhões de habitantes, vive na capital, Seul, na sua área metropolitana, que é uma das maiores do mundo.
A Coreia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Através do tempo, a história da Coreia tem sido turbulenta com numerosas guerras, incluindo invasões tanto chinesas quanto japonesas.
Desde o estabelecimento da república moderna em 1948, debateu-se com sequelas de conflitos bélicos, como a Guerra da Coreia (1950-1953) e décadas de governos autoritários.
Apesar de ser oficialmente uma democracia de estilo ocidental desde a fundação da república, as eleições presidenciais sofreram grandes irregularidades que só terminaram em 1987, quando as primeiras eleições directas e justas foram levadas a cabo e o país passou a ser considerado como uma democracia multipartidária.
Sua economia tem crescido rapidamente desde a década de 1950. Hoje em dia, é a décima terceira maior economia do mundo e está classificado como um dos países mais desenvolvidos pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.
Também se encontra entre os países mais avançados tecnologicamente e um dos melhores em comunicações, sendo o terceiro com o maior número de usuários de Internet de banda larga e um dos líderes globais na produção de aparelhos electrónicos, como dispositivos semicondutores e telefones celulares.
Conta ainda com uma das infra-estruturas mais avançadas do mundo e é o líder da indústria de construção naval, encabeçada por companhias proeminentes como a Hyundai Heavy Industries.
A estratégia económica baseada na ecologia é uma grande viragem estratégica na economia e consome quase dois porcento do PIB nacional. A iniciativa da ambientalização inclui várias propostas, como uma rede nacional de ciclismo, o uso de energia solar, a diminuição de veículos que usam combustíveis fosseis e o incremento do uso de tecnologias ecológicas.
O país planeja construir uma rede de Internet nacional de última geração, a qual será dez vezes mais rápida que os serviços de banda larga actuais, a fim de reduzir o consumo de energia.
A taxa de natalidade sul-coreana é a mais baixa do mundo. Esta tendência tende a continuar, prevendo-se que em 2050 a população diminua 13 porcento ficando com 42,3 milhões de habitantes.
Em 2008, a taxa de natalidade anual era de nove nascimentos para cada mil pessoas, enquanto a esperança de vida era de 79,10 anos, a 40ª mais elevada do mundo. O idioma oficial do país e o mais falado pelos sul-coreanos é o coreano.
Ainda que também seja o idioma nacional da vizinha Coreia do Norte, o coreano falado na Coreia do Sul difere do falado pelos norte-coreanos em alguns aspectos como a pronuncia, a ortografia, a gramática e o vocabulário.
O inglês é usado como segunda língua pela maioria da população, além de ser ministrado de forma obrigatória nas escolas secundárias.
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.