InicioAngolaNovos acordos com Uruguai

Novos acordos com Uruguai

O diplomata Nelson Manuel Cosme entregou na sexta-feira ao Presidente do Uruguai, José Mujica, as cartas que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país.
Em cerimónia assistida pelo ministro uruguaio das Relações Exteriores, Luis Almagro Lemes, o embaixador Nelson Cosme, que tem o estatuto de não residente, transmitiu ao Chefe de Estado do Uruguai as prioridades do Executivo para o reforço da cooperação e dos laços de amizade entre os dois países.
O Presidente José Mujica manifestou o seu entusiasmo pelo “novo caminho no reforço das relações entre Angola e o Uruguai e garantiu o seu empenho pessoal na consolidação das relações entre os dois países, que datam dos anos 70 e 80, altura em que Angola apoiou a causa uruguaia de luta contra a ditadura militar, assegurando uma retaguarda segura aos exilados uruguaios antifascistas”. As relações de cooperação económica, técnico-científica e cultural entre Angola e o Uruguai estão fundamentadas num Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Outubro de 2003. Em Julho de 2008, os dois países rubricaram igualmente dois memorandos, sendo um sobre consultas políticas regulares e outro sobre a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
Os dois países estão apostados em fortalecer a cooperação, através de uma comissão mista bilateral que vai definir periodicamente as metas a atingir em cada etapa das relações. Nelson Cosme está a aproveitar a sua presença em Montevideo para estabelecer contactos aos mais variados níveis no sentido de aprofundar os laços que unem os dois países. Ontem, o diplomata angolano reuniu com o presidente da Empresa de Obras Sanitárias e Águas do Estado.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.